Fale Conosco

feapesc sc

SEGUE A 4ª CONFERENCIA DA PESSOA IDOSA

O evento acontece em Brasília, tem como representantes da FEAPESC, o Presidente da Associação de Forquilinha, Dino Eyng e a Presidente da Associação de Cocal do Sul, Maria Salete Teixeira Búrigo.

O Presidente do Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos, Luiz legnãni, também Presidente da Associação de Orleans, destacou a principal demanda dos idosos que é a melhora e humanização do atendimento de saúde. “O SUS [Sistema Único de Saúde], infelizmente, não consegue atender a todas as demandas da população. Os planos de saúde privados exploram, cobram caro e não prestam um bom serviço. E o problema do SUS não é só financiamento, é gestão, desvio de verbas para outras áreas e corrupção. Tudo isso dificulta um bom atendimento para a população idosa que necessita desse serviço”, analisou.

Legnani disse que as discussões da conferência tratarão dos direitos da pessoa idosa de ter acesso a centros de convivência, a medicamentos distribuídos gratuitamente e a uma vida digna e feliz.

O evento recebe, simultaneamente, cinco conferências temáticas: a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos; a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa; a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.