Fale Conosco

feapesc sc

11ª Romaria dos Aposentados reúne lideranças de todo o país em Santa Catarina

Neste Domingo, 24 de abril, após dois anos  sem Romaria, a cidade de Nova Trento, em Santa Catarina, recebeu lideranças de todo o Brasil para a 11ª Romaria dos Aposentados, Pensionistas e Idosos.

Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Bahia, Pará, Sergipe, Distrito Federal e Goiás fizeram-se presentes nesta 11ª edição.

Caravanas de 21 cidades catarinenses prestigiaram este tradicional ato de fé e louvor à Santa Paulina.  Aposentados e Pensionistas de Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Braço do Norte, Canoinhas, Três Barras, Cocal do Sul, Concórdia, Correia Pinto, Criciúma, Florianópolis, Fraiburgo, Imbituba, Joaçaba, Lages, Lauro Müller, Lebon Régis, Morro da Fumaça, Orleans, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, São José, Siderópolis, Tubarão e Videira participaram do evento.

Iniciando com uma caminhada de acolhida que culminou com uma Missa Solene, centenas de romeiros expressaram sua fé, agradecendo por graças alcançadas ou pedindo graça à Santa.

Antes da Bênção final, o Presidente da FEAPESC, Iburici Fernandes, juntamente com a Diretora Marisa Catarina Fernandes, leram a Carta de Nova Trento 2022, marco importante na luta pelos direitos dos  Aposentados, Pensionistas e idosos.

Após a celebração, foi realizado o Sorteio da promoção Caminhão de Prêmios Feapesc, que somou mais de R$ 40 mil reais em prêmios. O ganhador do maior prêmio (de mais de R$ 32 mil reais) é do município de Orleans, no Sul do estado catarinense.

Segundo o Presidente Iburici Fernandes, novas promoções serão lançadas para os associados.

 

Conheça os ganhadores da 1ª. edição do Caminhão de Prêmios Feapesc: 

• Leonilda Maria Candiago Borssato (da Associação de Lages), ganhou o 5º. Prêmio

• Elieth dos Santos (da Associação de Içara), ganhou o 4º. Prêmio

• Valmor  Bettiol (da Associação de Urussanga), ganhou o 3º. Prêmio

• Aldoir Antônio Batista da Silva (da Associação de Criciúma), ganhou o 2º. Prêmio

• Lourdes Feltrim (da Associação de Orleans), ganhou o 1º. Prêmio


 

Ao final de mais uma Romaria, um evento realizado com sucesso,  a Feapesc, entidade anfitriã, agradeceu a todos que participaram e convida para a próxima edição que será realizada em 2023.



 

Confira a Carta de Nova Trento 2022 na íntegra.

 

CARTA DE NOVA TRENTO – 2022

 

Os aposentados, pensionistas e idosos, organizados em suas Entidades de bases, Federação e a Confederação,  reunidos no Santuário de Santa Paulina em Nova Trento-SC,  em sua 11ª Romaria,  vem a este Santuário agradecer a Deus, o dom da vida  pela intercessão de Santa Paulina a favor dos aposentados,  para renovar a fé e cumprir nossa missão de cristãos no anúncio e na construção do Reino de Deus.

 

A Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema: “Fraternidade e Educação” - e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Provérbios 31, 26)”. Desta vez, a reflexão foi impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

 A Campanha da Fraternidade, nos pede para promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

Nossa principal preocupação atual é educar nossos idosos, para que possam ter uma visão digna dos acontecimentos ao nosso redor.

Jesus entrou e pondo-se no meio deles, disse: 'A paz esteja convosco'. Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

Mas Tomé disse-lhes: 'Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei'. 

Assim, nós aposentados muitas vezes temos que fazer essas perguntas, para que possamos sobreviver: Ver para crer!!!. 

Jesus lhe disse: 'Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!'

Saber que Jesus teve que passar por aquela provação, nos deixa com uma pergunta para refletirmos: Temos que ver para crê? Ou continuaremos cegos perante uma sociedade que não é justa e igualitária?

A FEAPESC, juntamente com a COBAP e as Associações de Aposentados, reafirmam o compromisso de lutar na defesa dos direitos dos aposentados, Pensionistas e idosos.

 

Nova Trento, 24 de abril de 2022.

 
 
Izabel Cristina 
Assessoria de Imprensa
MTB-0005950/SC