feapesc sc

NOVO GOLPE NA PRAÇA – CARTA INFORMA SOBRE DIREITO A RESGATAR PREVIDÊNCIA PRIVADA

Anda ficando comum golpes por telefone ou pelo WhatsApp, por isso devem ser redobrados os cuidados. 

Neste ano o Instituto Nacional do Seguro Social  informou  novo GOLPE....através de ligações  para que aposentados fizessem a prova de vida online, devido  a pandemia do novo Coronavírus.

O órgão alertou a todos que não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

Agora o novo golpe também trata da previdência só que desta vez da previdência privada.

O novo golpe na praça é através de carta  para contribuintes informando sobre supostas indenizações ou resgate de contribuições previdenciárias.

A falsa carta, enviada em nome do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização, traz os valores da suposta indenização - por exemplo R$66 mil - e ainda pede pra pessoa entrar em contato, por telefone, com uma central de agendamento, para informar os dados bancários.

Segundo a presidente do conselho de recursos do sistema - Adriana Toledo,  o Conselho  tomou conhecimento do golpe depois que contribuintes começaram a ligar pedindo esclarecimentos sobre eventuais pagamentos. Ela reforça que o Conselho não tem competência para pagar qualquer indenização ou resgate de contribuições previdenciárias, e não é responsável pela carta.

A presidente diz ainda que além das cartas, qualquer ligação telefônica, e-mail, ou outra forma de contato feito por alguém que se identifique como conselheiro ou servidor do ministério é uma tentativa de golpe, e deve ser denunciada imediatamente. A Polícia Federal já foi informada sobre o caso.

 

imagem/reprodução ilustrativa