Fale Conosco

feapesc sc

No Senado ainda é defendido projeto que cria 14° salário emergencial para aposentados

No Senado Federal nesta semana durante pronunciamento  o senador Paulo Paim voltou a pedir urgência na aprovação do projeto de lei de iniciativa popular - PL 3.657/2020.  A proposta permite que os aposentados e pensionistas do INSS - possam receber o 14º salário emergencial, em razão da pandemia de covid-19. O senador lembrou ainda  que há cerca de 35 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto, e que cerca de 80% dessas pessoas recebem um salário mínimo mensal.

Ao defender a aprovação do texto, o parlamentar disse  que “a pandemia está fazendo um enorme estrago na economia brasileira além de prejudicar a vida das pessoas menos favorecidas”, e lembrou  a todos que esta concessão do 14º salário "é uma questão humanitária", termo usado pelo parlamentar.

A ideia do 14º salário neste ano - em meio a esta crise sanitária, - é de socorrer os aposentados, que estão no grupo de risco, e também  servirá como injeção de recursos na economia. Pois no país, cerca de  64%  dos municípios brasileiros dependem da renda destes beneficiários. O 14º salário se aprovado deverá injetar cerca de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, gerando renda nestes municípios, emprego, inclusive gerando imposto, além de melhorar a qualidade de vida de todos. 

Enquanto tal projeto não é votado milhares de aposentados ficam na expectativa. Vale ainda recordar que esta "ideia  legilstativa"  foi apresentada no dia 29 de maio e, no dia 6 de junho, já havia conseguido o número mínimo de apoiadores.