Fale Conosco

feapesc sc

SC participa da tradicional missa dos aposentados em Aparecida

Ver Todas as Imagens

A tradicional missa dos aposentados no Santuário Nacional de Aparecida (SP) reuniu milhares de fiéis de todo país neste domingo (26).

Na última sexta-feira (24) foi celebrado o Dia Nacional do Aposentado, e no domingo próximo a data alusiva, anualmente a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas – COBAP, juntamente com suas Federações realizam a celebração no Santuário Nacional, dando início às atividades do movimento nacional. Neste ano o presidente da FAPESP (Federação do estado de São Paulo), Antonio Alves, fez a leitura da Carta de Aparecida que teceu críticas à reforma da Previdência que retirou  direitos fundamentais dos aposentados, pensionistas e trabalhadores. No ano passado que fez a leitura representando os aposentados do Brasil foi o Presidente da Feapesc, Iburici Fernandes, que anualmente participa do evento.

Após o ato religioso de fé e devoção, os representantes da Confederação, Federações e diversas associações lotaram o auditório do subsolo da Basílica para o grande debate de propostas para a atuação do movimento para este ano.

Santa Catarina esteve presente com caravanas de Joaçaba, Chapecó e São Miguel do Oeste.

 

Conheça a CARTA DE APARECIDA

 

Carta de Aparecida 2020

Na casa da Mãe Aparecida, neste Dia Nacional do Aposentado, caravanas de Aposentados, Pensionistas e Idosos de todo o Brasil vêm agradecer e celebrar a Fraternidade e a Vida.

A Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP), as Federações estaduais e as associações e entidades filiadas, em consonância com o lema da Campanha da Fraternidade 2020, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, clamam para que os Aposentados, os Pensionistas e Idosos do Brasil sejam vistos e respeitados como filhos de Deus.

A Previdência Social ampara diretamente 34 milhões de Aposentados, Pensionistas e beneficiários diversos. Os brasileiros já somam 28 milhões de idosos e até 2031 a expectativa, segundo o Ministério da Saúde, é que o número chegue a 43 milhões e até o momento o governo promove por meio do Ministério da Economia apenas ações que levam a marginalização da pessoa idosa, não aplicando um reajuste justo e real as aposentadorias, o desmonte do SUS, a extinção do Ministério da Previdência Social e a possibilidade da implantação do sistema de capitalização.

O Ministério da Economia afirma que o rombo nas contas públicas é resultado do pagamento das aposentadorias, porém, mesmo após a aprovação da Reforma da Previdência, não aponta melhora econômica. A CPI da Previdência no ano de 2017 comprovou que a Previdência Social é superavitária entre 2000 e 2015 no valor de 2.13 trilhões de reais que somado a DRU (Desvinculação de Receita da União), desoneração da Folha de pagamento, o Refis, sonegações e fraudes, chegam a 6 trilhões de reais. Desse total 4.76 trilhões de reais foram mal administrados (valores corrigidos pela Selic).

Em novembro de 2019, entrou em vigor mais uma reforma da Previdência que retirou inúmeros direitos dos aposentados, pensionistas e trabalhadores. A vida dos mais fracos e mais pobres fica ainda mais difícil e penosa com as novas regras, a destacar, as pensionistas que num momento tão difícil da vida terão seus benefícios cortados pela metade.

Os segurados da Previdência Social são trabalhadores que necessitam de acolhimento, depois de muitas décadas de dedicação, de trabalho e abnegação em prol da criação das próprias famílias e do crescimento do Brasil como Nação.

A PREVIDÊNCIA SOCIAL É DO POVO BRASILEIRO! É a maior distribuidora de renda do país e o que estão fazendo é acabar com o Sistema de Proteção Social. Temos que continuar nossa luta e devolver o Brasil aos brasileiros!

Decisões como estas, nos colocam no sentido contrário ao da fraternidade, da promoção da vida, redução das desigualdades e construção de uma Pátria mais justa e igualitária.

Conclamamos todos a pedir a iluminação da Mãe Aparecida, rezar, refletir e agir pelo sentido mais profundo da vida. Amemo-nos uns aos outros, como o Cristo nos amou, para alcançarmos a verdadeira paz, a serenidade e a dignidade entre todos os irmãos e irmãs.

Aposentados, Pensionistas e Idosos exigem respeito!

Salve a Mãe Aparecida.

Salve os Aposentados, Pensionistas e Idosos do nosso Brasil!

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, 26 de janeiro de 2020.