Fale Conosco

feapesc sc

Hoje é celebrado o Dia Nacional do Aposentado

Nesta sexta-feira (24)  comemora-se o Dia Nacional do Aposentado. Uma data muito importante para essa categoria, uma vez que esses homens e mulheres trabalharam arduamente por muitos anos e conquistaram o direito de usufruir dos benefícios da Previdência Social, pelo qual contribuíram durante toda sua vida profissional.

No Brasil ainda hoje os aposentados após terem dado o sangue pelo progresso da nossa nação precisam lutar diariamente por políticas públicas que não os excluam do sistema social: aposentadoria, o reajuste anual, o salário mínimo, a saúde pública de qualidade aos nossos idosos, acessibilidade e por aí vai. Como diz o slogan da Federação "a luta não se aposenta" e assim milhares de aposentados continuam lutando diariamente para manter os direitos adquiridos com muito esforço.


O Presidente da FEAPESC, Iburici Fernandes, ao falar aos aposentados nessa importante data lembra:  “A palavra comemorar, para nós, significa muito pouco porque lamentavelmente não temos o que comemorar. Temos sim que lutar dia após dia com nossas dificuldades para nossa sobrevivência. Mas nós, aposentados temos a  'resistência' e jamais vamos desistir das nossas lutas em defesa de um Brasil de todos os brasileiros.”

E, ao parabenizar os Presidentes das Associações de aposentados de Santa Catarina, que diante das dificuldades, se esmeram para oferecer a seus associados atendimento à saúde, ao lazer, entre outros serviços, o presidente Iburici Fernandes juntamente com toda a Diretoria da Feapesc convida a todos os aposentados a “unirem-se e formar um grande grupo de aposentados para resistir às lutas em busca de melhores dias  para a classe”.

 
Em Santa Catarina o líder catarinense lembra que é preciso dizer “viva o aposentado catarinense que, com sua contribuição econômica consegue manter 78,5 % dos municípios.  Sabemos da luta árdua, mas vamos sim celebrar esta data junto de nossos filhos, com nossas famílias pois estamos vivos e vamos resistir a tudo o que vier” encerra Iburici.

História
Vamos recordar a data – O Decreto de Lei nº 6.926 criou o Dia Nacional do Aposentado em 1981. A data foi escolhida pois nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, que criou, na época, a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

35 milhões de aposentados
Segundo o Ministério da Previdência Social, o Brasil tem mais de 35 milhões de aposentados e pensionistas regidos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), recebendo pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).