CARTA ABERTA DE SANTA PAULINA

Estamos reunidos mais uma vez no Santuário de Santa Paulina em Nova Trento-SC, para pedir bênçãos e sua intercessão junto a Deus Pai, pelos aposentados, pensionistas e idosos, organizados nas Associações, Federações e Cobap para renovar a esperança e a fé num mundo mais justo e fraterno, e reafirmar o lema da Campanha da Fraternidade 2015 “Eu vim para servir”.
Eu vim para servir e não para ser servido, maior ensinamento de Jesus que sendo Deus assumiu nossa condição humana. Com obras e gestos ele entra na vida diária das pessoas, especialmente os mais necessitados, os pobres, doentes e os excluídos que são os privilegiados de Jesus. O Papa Francisco pede aos cristãos e à Igreja “para não ser indiferente às necessidades daqueles que estão ao seu redor”.
Respondemos ao apelo do Evangelho ou ao deus mercado?  O que dizer de nossas autoridades e de todos aqueles que ocupam cargo público ou privado em todos os níveis? Estão a serviço do povo? Não. Movidos pela ganância do ter, poder e prazer, querem ser servidos, e levarem vantagem em tudo, praticando roubo, desvios e corrupção em todo o país, desde Cabral até os dias de hoje.
O deus mercado continua fazendo vitimas para proteger bancos, empresas e agronegócio. Desde a crise de 2008 o capitalismo tornou-se muito mais desumano, concentrador de riquezas onde um pequeno grupo de privilegiados 10% possui 90% de toda riqueza produzida, enquanto 90% da população  da terra, tem que viver com  apenas 10% da riqueza.  Outro exemplo, 67 pessoas tem tanta riqueza quanto 3 bilhões de outras.
Diante disso, assumimos o compromisso de colocar todas as nossas energias para seguir organizando os aposentados e idosos, em defesa dos seus direitos e pela transformação social e política do país. Nossas principais reivindicações:
Derrotar a Medida Provisória 664 no Congresso e no Supremo Tribunal Federal que muda regras da Previdência Social; Mesmo índice do salário mínimo a todas as aposentadorias e pensões - PL 01/07; Recuperação do poder de compra das aposentadorias e pensões– PL4434/2008; Fim da DRU (Desvinculação da Receita da União), criada em 1997 e que permite ao governo federal usar 20% de toda a Receita Federal; Fortalecimento do SUS com a aprovação da Saúde + 10 PLP321/2013 mais recursos para a saúde; Aplicação imediata do Estatuto e da Política Nacional do Idoso; Apoiar a CNBB, a OAB e o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral e centenas de entidades empenhadas na coleta de assinatura pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas para acabar com a corrupção.
                   Nova Trento-SC - 12 de abril de 2015