Fale Conosco

feapesc sc

Nova fase: INSS quer analisar 3 milhões de beneficiários


Nos próximos meses o INSS pretende analisar cerca de três milhões de benefícios no novo pente-fino iniciado no dia 12 de julho. O pente-fino em aposentadorias, pensões e auxílios do Instituto no primeiro  semestre cancelou o pagamento de 170 mil benefícios. Cerca de 1,3 milhão de segurados foram notificados pois segundo o órgão  os benefícios tinham algum indício de irregularidade. O instituto disse que o corte só ocorreu em benefícios com fraude comprovada.

Segundo o INSS neste segundo  semestre o ritmo  será mais acelerado.

Conversamos com o Assessor Jurídico das Associações do Sul - Dr. Jorge Rodrigues.

Dr. quem poderá ser convocado para esta revisão do pente fino do INSS?
(Dr. Jorge): As pessoas que recebem benefícios por incapacidade mantidos sem perícia pelo INSS por período superior a 6 (seis) meses e que não possuam data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação profissional; e outros benefícios de natureza previdenciária, assistencial bem como Benefícios com Indícios de Irregularidade .


Quais benefícios serão revisados?
(Dr. Jorge): Benefícios por incapacidade serão os auxílios doença, aposentadorias por invalidez e benefícios assistenciais, da mesma forma benefícios com indícios de irregularidade poderão ser convocados, como aposentadorias e pensões.


Como o Instituto fará a convocação  dos beneficiários para a revisão do pente fino?
(Dr. Jorge): Iniciará a chamada pela rede bancária através do extrato de pagamento do benefício, da mesma forma poderá convocar por via postal, pessoalmente ou por edital .


Benefícios por incapacidade também passarão pelo Pente-fino?
(Dr. Jorge): Sim, praticamente todos passarão, menos os que tem isenção legal.