Fale Conosco

feapesc sc

Entrevista: Diretora de Cultura fala do 3º Mulher Feapesc

Nos dias 21 e 22 de agosto acontece na sede da Federação em Florianópolis o 3º Mulher Feapesc. A partir de hoje estaremos numa série de entrevistas conversando com as mulheres que formam a Comissão Organizadora do evento - que teve sua primeira edição em 2017. A primeira entrevista é com a Diretora de Cultura, Esportes e Lazer da Federaçao das Associações de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina, Susete Maria Santos de Novaes.

Confira:

 

Diretora como surgiu a ideia do evento? E qual o principal objetivo da atividade?

(Susete) - A Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer da Feapesc, vem desenvolvendo um trabalho para que as Associações incentivem, capacitem e valorizem a participação das suas lideranças femininas. O projeto é um aporte às associações no sentido de estimular, capacitar e reconhecer o emprenho da Mulher. No início de 2017 foi formada uma comissão de organização e a 1ª Edição do Mulher Feapesc aconteceu nos dias 13 e 14 de julho de 2017 com muito sucesso.

 

Quais foram os principais destaques da primeira edição  em 2017?

(Susete) - Na 1ª edição os destaques foram as palestras, o show de talentos que oportunizou a exposição artesanal, o varal literário e degustações de delícias caseiras. Nesta edição de 2019 teremos um “Desfile de talentos artesanais”.

 

Durante o 2º Mulher Feapesc surgiu um desafio do Presidente da FEAPESC para que este evento devido ao grande sucesso se tornasse um encontro maior atendendo o Sul do País. Como a Sra. avalia o desafio e já existe projeto para um 4º encontro atendendo os 3 estados?

(Susete) - Para a realização do encontro sul do País, é preciso que haja de fato o interesse e empenho das federações, pois os custos para a realização serão significativos, mas seria uma excelente oportunidade.

 

 Neste ano o 3º Mulher Feapesc trabalhará qual tema?

(Susete) - Serão trabalhados os seguintes temas:
“Mulher mais 50 - a arte de envelhecer mais ainda ser mulher” com a palestrante Psicóloga Silvana Wally Chagas de Blumenau e “Enfrentando a violência doméstica – conhecer para se proteger” com a Assistente Social Mariléa Sestren de Blumenau.

 

 Por que é importante a participação de lideranças femininas nestes encontros?

(Susete) - As mulheres são grandes colaboradoras, é preciso valorizar e reconhecer o trabalho voluntário, o trabalho acolhedor em prol das Aposentados, Pensionistas e Idosos.

 

Qual é a programação deste ano - o que o 3º Mulher Feapesc proporcionará as participantes?

(Susete) - Na programação do evento teremos palestras, integração, reconhecimento e estímulo para inovações.

 

 Como funciona as inscrições? Existe alguma regra?

(Susete) - As inscrições serão oportunizadas para uma representante de cada Associação, devido a limitação de acomodações. As inscrições já estão abertas no site da Feapesc – www.feapesc.org.br

Qual sua expectativa para esta edição 2019?

(Susete) Muito boa minha expectativa para esta 3ª edição, um sucesso que irá novamente surpreender e agradar a todas as participantes.

 

E para encerrar gostaria de saber se este ano terá o "Varal Literário", e se já tem algum tema?

(Susete) - O varal literário vai acontecer em homenagem às participantes de 2018 e para este ano de 2019 o tema será: “Mulher sempre presente: ontem, hoje e amanhã”.