Fale Conosco

feapesc sc

Comissões Permanentes apresentam propostas ao CNDI

Dos dias 4 a 6 de junho o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa – CNDI realizou, no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, em Brasília (DF), a 100ª reunião Ordinária.

                  Presidido por Maria Lúcia Secoti, o Conselho tratou sobre a organização da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, com data prevista para os dias 26 a 28 de novembro.

                   O representante da COBAP no CNDI, Luiz Legnani, detalhou o andamento dos trabalhos das Comissões Permanentes do CNDI e do Grupo de Trabalho da Educação na reunião:

 

1-Comissão de Políticas Públicas – Discussão sobre os Serviços de Cuidados de Longa Permanência ofertados à população idosa no Brasil. Nota Pública sobre a Reforma da Previdência e planejamento das ações da Comissão de Políticas Públicas para o biênio 2019-2020. Apresentação e discussão sobre o Programa Viver, Envelhecimento Ativo e Saudável.

2-Comissão de Orçamento e Finanças – Trabalho sobrea proposta Orçamentaria do CNDI e sobre o Planejamento Estratégico da Comissão de Orçamento e Finanças para 2019-2020.

3-Comissão de Normas- Análise dos encaminhamentos dos Decretos analisados pelo Pleno na última reunião; apresentação e discussão do Regimento Interno; Discussão e Estratégias sobre a Convenção Interamericana dos Direitos da Pessoa Idosa; Família Acolhedora e outros.

4-Comissão de Articulação com os Conselhos e Comunicação Social- Discussão sobre Atualização do Guia Quer um Conselho; Observatório Nacional da Pessoa Idosa; Plano de Comunicação do CNDI e outros.

5-Comissão de Gestão do Fundo Nacional do Idoso- Cumprir com os compromissos assumidos na gestão anterior. Entrega dos kits para os conselhos contemplados Resolução 35; Sensibilização para captação de recursos; Cadastro para parceiros de doações; Definir investimentos e outros.

6- GT Educação-Curso EaD: Atenção á Pessoa Idosa e Garantia de Direitos; Projeto de estabelecimento de diretrizes para um Plano Nacional para Educação e Envelhecimento; Todo edital do CNDI deve apresentar uma linha voltada para a Educação.

 

            Além do conselheiro do CNDI Luiz Legnani, o diretor de imprensa da COBAP que está cumprindo plantão este mês, José Carlos Vieira, participou da reunião na manhã do dia 6.