Fale Conosco

feapesc sc

FEAPESC participará de Audiência Pública que discutirá os direitos, a saúde e a inclusão social dos idosos em Santa Catarina

Nesta semana a Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso  da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizará  audiência pública para discutir os direitos, a saúde e a inclusão social dos idosos. A atividade acontecerá  nesta quarta-feira  dia 24 de abril, às 18 horas.

A FEAPESC estará representada na ocasião pelo Diretor Adjunto de Seguridade Social João Osmar Quadros Pacheco. Iburici Fernandes presidente da FEAPESC esteve reunido com o Deputado Ricardo Alba e já justificou sua ausência na audiência pois tem agenda programada em Caldas Novas (GO), mas reafirmou a participação da Federação na audiência e disse que a FEAPESC está engajada nesta luta a mais de 03 décadas e estará participando de todas as lutas em prol de políticas públicas que atendam os idosos do estado. 

Segundo o presidente da comissão, Ricardo Alba, a intenção desta audiência é  convidar todas as comissões municipais de idosos para participarem dos eventos programados. E reforçou ainda que o plano de ação dos deputados integrantes da comissão é trabalhar seminários e palestras com especialistas, membros de outros poderes e associações de idosos. Santa Catarina é um dos estados mais longevos do país e por isso deve contar com políticas públicas em favor dos idosos.
Segundo o IBGE nas  estimativas  da Projeção de População (revisão-2018), divulgada no ano passado pelo próprio Instituto  em um pouco mais de 4 décadas deverá quadruplicar o número de catarinenses acima de 70 anos.  No ano passado essa parcela  representava 5,8% do total da população, que é de 7 milhões de pessoas e em 2060  responderá por cerca de 20,3% do montante de 9 milhões de habitantes. 
De acordo com dados da projeção, o grupo etário de 60 -  69 anos representará, em 2060, cerca de 13% da população total do estado.  É preciso refletir os dados e buscar alternativas para o bem estar desta população que vem crescendo não só em Santa Catarina mas no país.