Fale Conosco

feapesc sc

Diretoria faz propostas em cima da PEC 06/2019

A reunião da Diretoria da Feapesc nesta semana - que aconteceu nos dias 09 e 10 de abril - debateu a PEC 06/2019 que trata sobre a reforma da previdência e da MP 871. 

 

Os Diretores  reuniram-se em duas ocasiões com o Dr. Jorge Rodrigues especialista na área previdenciária  que atua com assessoria nas Associações dos aposentados na região sul do estado. Na ocasião Dr. Jorge falou de cada ponto proposto pela PEC e seus impactos, além de falar sobre a MP 871 que prejudicará as associações. O tema foi tratado pelo Dr. Jorge e pelo Assessor Jurídico da Feapesc Dr. Osório Luiz Diesel com a participação de todos os Diretores.
 
A Diretoria através do documento já proposto pela entidade ao Governo Federal e à COBAP - o qual foi elaborado no encontro de novembro do ano passado em Itá, -  fez avaliação e  considerações defendidas pela federação  dentro do  próprio texto da proposta o qual será encaminhado aos  órgãos competentes. 
 
"A FEAPESC fez uma proposta que acha mais coerente" afirma o presidente Iburici Fernandes.
 
Na proposta da federação  dentre diversos pontos está a unificação da previdência social pública no país, que reúna todos os institutos de previdência com regras iguais para todos  incluindo todas as categorias sejam da iniciativa privada, autônomos, empresários, da agricultura, militares, políticos, funcionários públicos e qualquer outra categoria. Outro destaque está nas regras de transição onde a Feapesc defende um escalonamento de 10 anos para a regra de transição - que na proposta do governo a tabela  vai de 2019 - 2023 - a federação defende que seja  de 2019 até 2029. Em breve estará publicado na íntegra cada ponto que a federação defendeu e defende nesta PEC. 
 
 
 
Trabalhos sendo desenvolvidos
 
Iburici apresentou a diretoria o trabalho que está sendo desenvolvido pela federação com fotos e trabalhos das entidades que estará num encarte para ser entregue em Brasília e também aos orgãos públicos do estado, para que todos conheçam os trabalhos sociais desenvolvidos pelas  associações, " temos entidades que oferecem tudo gratuitamente, desde dentista, clínico geral até especialistas basta apenas o aposentado ser associado"  destacou  o presidente.
 
"Vamos visitar mais uma vez nossos deputados federais e vamos além...,  vamos em todos os gabinetes em Brasília apresentar a cada parlamentar nossos trabalhos em prol da nossa categoria. E  visitaremos nossos deputados estaduais" concluiu Iburici Fernandes.
 
No uso da palavra
O presidente da ASAPREV-Blumenau Hildo Mário de Novaes apresentou a plataforma para cursos online e fez leitura da iniciativa que partiu de uma associada de Blumenau que é uma das sócias da plataforma, e colocou a disposição das associações que tem interesse em aderir a parceria que a ASAPREV além do idealizador da plataforma irão até a entidade para apresentar o projeto.
 
O presidente da ASPREV-Criciúma Manoel Antônio Vieira (Diretor de Patrimônio da federação) apresentou os trabalhos desenvolvidos pela entidade. Quanto ao tema saúde e convênios novos o Presidente Iburici falou que está estudando uma forma via um sistema em que a federação desenvolva  um convênio que atenda as entidades.
 
Congresso COBAP
O presidente Iburici Fernandes lembrou do congresso de outubro, e que terá eleição da Confederação.
 
Eleição 
O presidente lembra que no mês de maio acontece a eleição da Diretoria da FEAPESC.
 
Santa Paulina
O evento tradicional da Federação que  ganhou o país, será realizado no dia 05 de maio. A 10ª Romaria dos Aposentados do Brasil comemora a primeira década do ato de louvor e fé da categoria. O presidente ressalta a importância da participação das entidades.
 
Ao final a Secretária Maria Salete Búrigo Teixeira (Nena) fez a leitura da ata que foi aprovada por unanimidade.