Associação de Criciuma

Carta Aberta aos Aposentados e Pensionistas de Criciúma

O Dia Nacional dos Aposentados relembra todas as lutas e conquistas dos trabalhadores, aposentados e pensionistas diante dos 94 anos da Lei Eloi Chaves, que determinou a criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões e iniciou a longa jornada de 43 anos até a criação do INPS, o Instituto Nacional de Previdência Social, e do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, em 1966.

Foram 43 anos de movimentos sociais ininterruptos que incluem a fundação da Ataprevcri, a Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Criciúma, em 1979, e a minha nomeação ao cargo de Presidente da Ataprevcri, em 1986.

Os anos que se seguiram foram marcados por movimentos e lutas como o bloqueio do tráfego na rodovia Translitorânea para reivindicar a Constituição Nacional Brasileira de 1988, em 1988, o bloqueio da ponte Pedro Ivo Campos durante a Luta Pelos 147% de Aumento Salarial, em 1992, o movimento pelo Impeachment de Fernando Collor, em 1992, e o bloqueio do Trevo de Vila Nova, no Município de Içara,

Foi um tempo de união por algo melhor para todos. Lembro com nostalgia das lutas e das conquistas de todos nós.

A força e a união de todos os trabalhadores, aposentados e pensionistas do Brasil não foi suficiente para estancar os ataques a Seguridade Social iniciadas já em 1991, apenas três anos depois da Constituição Federal de 1988, e ainda atuante por meio da perigosa PEC 287/2016, que altera os critérios para concessão de pensão por morte.

Lutamos bravamente e conquistamos direitos que hoje são esquecidos pelos políticos que elegemos ingenuamente.

Não obstante os percalços enfrentados pela classe, os trabalhadores, aposentados e pensionistas mantêm sua luta por meio de suas bandeiras.

Recalculo de todos os benefícios com aplicação da cores!ao inicial integral;
Recuperação do poder de compra dos aposentados;
Retorno do mesmo número de salvarmos mínimos do início das aposentadorias;
Revogação da proibição aos aposentados com mais de 10 anos de aposentadoria de buscarem seus direitos na justiça;
Luta contra a corrupção.

A luta nunca se aposentará por que os ataques aos direitos de todos os trabalhadores, aposentados e pensionistas nunca chagará ao fim.

Apenas a união de todos os trabalhadores, aposentados e pensionistas promoverá a justiça social.

A luta é de todos nós. Somos jovens demais para desistir.